Projeto: Fósseis – 6° ano – 26/04/22

Teacher Fernando (Ciências)

1- Professor Fernando você realizou uma atividade bem diferenciada com os alunos do 6° ano ao trabalhar fósseis, como surgiu a ideia de enterrar um modelo de fóssil e propor a escavação e qual seu objetivo com a realização deste projeto?

Fernando: Esta não é uma ideia nova e já existe em alguns parques como a Vila Encantada em Pomerode. Entretanto, trazê-la para os alunos da Green possibilitou que eles vivenciassem um pouco da experiência de serem “paleontólogos por um dia”! O objetivo era mostrar a eles que no mundo real sempre existirá dificuldades a serem superadas e que o resultado do seu esforço pode ser muito gratificante!

2 – Como foi a reciprocidade dos alunos? Afinal eles tiveram que se sujar e colocar a mão na massa! Rs

Fernando: Os alunos ADORARAM a experiência!!! Se sujaram, suaram e depois racharam a cabeça para elaborar um relatório de campo, mas ao final de tudo pediram mais!

3 – Como professor de ciência você sente a necessidade de realizar mais aulas práticas? Em sua opinião qual o impacto delas no crescimento dos alunos?

Fernando: Aula prática nunca é demais… Elas servem para trazer a teoria dos livros para a vida real. Muitas coisas podem ser explicadas com palavras mas nada como observar, tocar e sentir. Como explicar o sabor de uma maçã para quem nunca a comeu?
A aula prática requer planejamento por parte do professor mas o impacto nas crianças é muito positivo pois tem a capacidade de conectar o que foi aprendido na sala de aula com o mundo exterior. Quanto de ciências não pode ser observado em uma ida à praia? Fazer compras com os pais é colocar a matemática em prática. Ler um livro antes de dormir, contar uma estória, fazer uma peça de teatro para os avós…Português, Global Knowlodge…
Em resumo, temos sempre que associar o conteúdo da disciplina ao seu uso diário e as aulas práticas fazem essa ponte de um modo que as crianças entendem e gostam muito.

Projeto: Profissões de antigamente – 3° ano – 20/04/22

Teacher Lorraine

O 3° ano sob o comando da teacher Lorraine, fez um lindo projeto sobre as profissões de antigamente. Os amigos Arthur e Catarina escolheram datilografo. Enriquecendo ainda mais o projeto e trazendo o concreto para que todos pudessem vivenciar a experiência, Arthur trouxe uma máquina de datilografar, vale lembrar que os cursos de datilografia foram febre entre os adolescentes da década de 80. Muito bacana mostrar para a garotada como funcionava o ” avô ” do conhecido teclado de hoje em dia. Parabéns aos envolvidos!

Feriados de abril!

No dia 21 teremos o feriado de Tiradentes. Queremos lembrar que na sexta também não haverá aula, estaremos em recesso. Have a nice holiday!